Jorge Félix do “O Capixaba” conversou com o nosso presidente Celso Jantorno, sobre a atuação da Federação Espírito Santense de Voleibol no estado.
Confira a entrevista a baixo:
1. Como funciona a entidade?
a Federação de volei funciona para que o Esporte Voleibol, exista como entidade oficial, representando o estado em todas as suas categorias, desde o aprendizado (voleibol participativo) até o voleibol de alto rendimento. Nós atendemos fundamentalmente aos clubes, que são nossos associados e aos atletas que são os nosso produto final.
2. Além dos campeonatos estaduais, existem outros torneios?A nossa gestão vem desde 2021 e podemos dizer com orgulho que nós organizamos todas as categorias e modalidades, tanto no vôlei de quadra quanto no vôlei de quadra, passando desde a primeira categoria que é o sub 16 até a categoria adulta.
3. Tem muitos times participando? A Federação trabalha no sentido de promover cada vez mais essa modalidade, atraindo os times e clubes?
A gente vem de período de Pandemia, que em 2021 foi impossível realizar qualquer evento, a céu aberto, qualquer evento coletivo e em 2022, nós conseguimos nos estruturar em todas as categorias, desde os dezesseis anos até o adulto, e funciona assim: Hoje nosso Campeonato Estadual é realizado com oito equipes, tanto no masculino como no feminino, nas categorias de base. Já o adulto, começa no segunto semestre. O vôlei de praia é número ilimitado, não existe um número fixos de duplas que possam se inscrever.
4. Como está o nível hoje do Vôlei no ES de um modo geral Presidente, aqui no estado, em competições nacionais e internacionais?
O voleibol tem a particularidade de ter o Vôlei de Praia e o Vôlei de Quadra e no vôlei de praia o nosso curriculum fala por si só. Nós temos 3 medalhas olímpicas, com o Fábio Luiz, e com o Alison. Já fomos campeões Mundiais e Brasileiro várias vezes. Temos o Bruno Shimidt que apesar de ser Brasiliense, tem cidadania Capixaba. No vôlei de praia nossos resultados são muito expressivos. Temos atletas como a Jhulia que é campeã mundial estudantil, a Tamela, enfim, uma gama de atletas muito grande.
Já no vôlei de quadra tradicionalmente nunca fomos uma equipe de primeiro nível de Super Liga. O nosso nível hoje é nas categorias de base e a nossa atenção total hoje é para as categorias de base. A gente tem certeza que se o início do trabalho por bem feito na base, vai frutificar mais a frente.
5. O que vem por aí? Quais são os projetos ou programas da Federação Espírito Santense de Vôlei?
É muito boa a sua pergunta e assim, oportuniza para que a gente passe para a comunidade do voleibol, o que a Federação é, faz e o que pretendemos fazer.
Hoje a nossa intenção, quando assumimos a Federação de Vôlei. era que fechassemos todo o ciclo de participação, de um atleta, de um garoto, de um praticante de voleibol, desde a sua iniciação, aquele que tem o primeiro contato com o voleibol, aquela criança de 10, 11 anos, que participa, que gosta de volei, mas não sabe por onde começar, então hoje nós temos programas de participação, de competição e um time de alto rendimento.
A gente pode falar mais especificamente depois, mas temos o programa VIRANDO O JOGO: ESCOLA DE VOLEI, que é um programa social gratuito, onde a criança tem o primeiro contato com o voleibol. A partir desse contato, ele passa para dentro de um clube, que participa do Campeonato Estadual que nós organizamos.
A partir do Campeonato Estadual, quando ele vai subindo de categoria, nós já temos hoje e eu fico muito feliz em dizer isso, um time que já está se preparando para jogar a Superliga C, que é uma liga de acesso á Superliga A, ou seja, todo o ciclo de participação do atleta, está completo hoje, no masculino.
No feminino, nós já estamos andando para que a coisa aconteça o mais rápido possível.
6. Poderia mostrar o caminho para quem quer ser árbitro ou árbitra no vôlei?
Esse ano nós fizemos nosso segundo curso de arbitragem. Ano passado fizemos o primeiro e na nossa gestão, o objetivo é fazer a cada ano um curso de arbitragem, exatamente para proporcionar aquele que tem mais identificação ou que queira ser árbitro de verdade, ter seu início de carreira.
7. É só procurar a Federação?
Nós temos um site. www.fesv.net e nele você encontra todas as informações sobre os assuntos que estão sendo falados aqui e outros também.
Quer ver a entrevista na integra? Assista o link a seguir: https://ocapixaba.com.br/2023/07/federacao-volei-espirito-santo/